Dia Nacional de Conscientização da Hiperacusia - 13 de Novembro

Arquivos Dicas de Saúde : COTTA Otorrinolaringologia em Águas Claras,  Taguatinga e Brasília Seguindo com as datas do Novembro Laranja, (10 de Novembro dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 11 de Novembro dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido, 12 de Novembro dia Nacional de Conscientização da Misofonia), no dia 13 de Novembro celebramos o dia Nacional de Conscientização da Hiperacusia.


Por vezes confundida com a Misofonia, a Hiperacusia é uma condição caracterizada por uma maior sensibilidade auditiva a determinadas frequências e volumes de som. Na Misofonia, diferentemente, apesar de haver incômodos sobre certos sons, a síndrome não está relacionada ao volume sonoro, mas sim ao barulho do som específico. A Hiperacusia gera um desconforto auditivo que impede pessoas portadoras dessa condição de tolerarem sons do cotidiano, dependendo do volume.


Também não muito discutida, a Hiperacusia promove uma grande sensibilidade aos seus portadores, de modo que  sons simples do dia a dia as levam a praticarem ações involuntárias.  Pessoas com essa condição apresentam, geralmente, episódios de ataques de pânico, náuseas, tonturas, perda de equilíbrio dependendo do som em que foram expostas.


Uma das causas que podem levar pessoas a terem Hiperacusia é a exposição repentina a sons de decibéis muito elevados, como o estourar de pneus, disparo de armas, desdobrar de um airbag, etc. Em alguns casos, a Hiperacusia pode ser consequência de alguma infecção no ouvido ou doenças como a Doença de Lyme.


A dor no ouvido gerada pela Hiperacusia pode decorrer de sons como:


  • Fechar de portas;

  • Água corrente;

  • Tique-Taque dos relógios;

  • Mastigação.


Uma pessoa comum, que não tem sintomas dessa condição, ouve sem incômodo sons entre 80 a 90dB; Já portadores, os decibéis que não geram desconforto são de níveis bem mais baixos.


No tratamento, o paciente é estimulado à dessensibilização dos sons, de modo lento e gradual. Sempre, é claro com acompanhamento de um médico.


Se você apresenta alguns sintomas dessa condição, procure imediatamente um otorrinolaringologista de sua confiança para que sejam aplicados os devidos tratamentos necessários que melhorem a sua qualidade de vida. 


Comentários