Por que temos a orelha em formato de concha com dobras?


Como já vimos anteriormente aqui no blog, o nosso ouvido é dividido em três partes, são elas o ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. O ouvido externo, como o nome já diz, é a parte externa do ouvido, ou seja, a orelha.
Por ser um sistema bastante complexo, quando falamos da audição, imediatamente lembramos de órgãos como a membrana timpânica, a membrana vestibular, a cóclea e outros que estão presentes no ouvido interno e médio. Todavia, mesmo que a passagem e a transformação do som em sinais elétricos que serão recebidos pelo cérebro ocorram somente nessas duas partes mais internas do ouvido, o ouvido externo desempenha uma função extremamente importante para a manutenção das outras partes.
Mesmo que indesejado, o cerume, por exemplo, é uma secreção que é produzida no ouvido externo, e tem a função de proteger o ouvido médio e interno de substâncias como água e sujeira, desse modo evitando infecções auditivas. Não só sobre a cera, o ouvido externo também é o único responsável pela captação do som, de modo a levá-lo ao ouvido médio.
No processo de captação do som, o ouvido externo, também conhecido como orelha, deve fazer a diferença da pressão de dentro e de fora do ouvido, para que as ondas sejam menores e seja captado o som com maior facilidade. Além disso, nesse processo, a orelha, que é a parte aparente do ouvido, é integrante crucial nesse momento de captação sonora. Chamadas de dobras da orelha no senso comum, essas ondinhas desempenham um papel importante no processo da faculdade de ouvir. Elas são responsáveis por servirem como um filtro, que além de direcionar melhor o som ao canal auditivo e dificultar a entrada de substâncias no mesmo, essas “dobrinhas” também têm a função de absorver parte do estímulo sonoro, para que você não tenha contato direto com altas frequências a todo momento.
Quanto ao formato da orelha que pode ser semelhante a uma concha, pode-se dizer que não é por mero acaso. Elas possuem justamente esse formato para facilitar a entrada do som no canal auditivo. Vale ressaltar também que, sem as orelhas, você ficaria sem referência sonora, de modo que não conseguiria compreender determinados sons e suas origens.
Todo o processo que mantém em funcionamento do nosso canal auditivo é complexo. Por isso, cuide bem dele. Sempre o mantenha limpo com água e sabão controladamente, evite cotonetes e a contínua exposição a altos ruídos e sons acima de 85 dB.

Comentários