O que é um implante coclear?


Muito conhecido na comunidade cirúrgica, o implante é comum em muitas áreas da medicina. Seja na plástica, na cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgias cardiotorácicas, o implante pode ocorrer em diversos órgãos com produtos produzidos que podem ser inseridos no corpo, como o silicone. Entretanto, hoje falaremos mais sobre o implante coclear. Para entender melhor esse tipo de implante, se deve primeiro entender o que é cóclea e quando é necessário o seu implante.
O nosso ouvido é dividido em três partes que se subdividem em funções. A primeira parte é o ouvido externo, que faz a captação do som e o envia para a segunda parte através da membrana timpânica, que é o ouvido médio. Após a recepção do som através de vibrações que  tímpano faz e passando-as aos ossículos chamados de martelo, bigorna e estribo, o ouvido interno recebe o som expandido pela janela oval, que separa o separa do ouvido médio. No ouvido interno existem dois órgãos extremamente importantes. São eles o sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio corporal, e a cóclea, que tem a função de captar  os sons e os transformar em uma mensagem nervosa que se seguirá pelas células sensoriais e chegará ao cérebro para fazer a devida significação do som.
A cóclea, que é sobre o que falaremos hoje, recebe a vibração dos sons em um líquido chamado de perilinfa e, depois deve transformar essas vibrações em uma mensagem nervosa. Ou seja, sem a cóclea não ocorre o contato do ouvido com o cérebro, de forma que demonstre assim que quem escuta de fato não é o ouvido, mas sim o cérebro, já que ele faz a transcrição da mensagem nervosa em palavras e ou sons que fazem sentido na comunicação.
A partir disso, fica visível e fácil entender que sem a cóclea, o processo auditivo não se conclui, ficando o som apenas no ouvido interno, não chegando no cérebro. Por isso, em alguns casos o implante coclear é indicado. Ao contrário do aparelho auditivo, o implante coclear funciona ignorando as áreas alteradas da orelha. Eles captam o som, processam e estimula eletricamente o nervo auditivo, fazendo com que o som chegue ao cérebro.
O implante coclear é inserido em duas partes do corpo. A primeira é externa, que transmite o som digitalizado à outra parte do aparelho, e a segunda que é interna e que após muitos processos estimula os nervos auditivos que enviam, desse modo, a informação ao cérebro.
O implante coclear pode ser indicado para crianças acima de 12 mese e adultos. Entretanto, é necessária uma avaliação com um otorrinolaringologista ou um audiólogo, para que sejam colocadas em pauta todas motivações relevantes.

Comentários