Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez


Conheça o Dia de Prevenção e Combate à Surdez, parte da Campanha Nacional Dados e prevenções que podem ser tomadas para evitar a surdez Dia 10 de novembro, no Brasil, comemoramos a data destinada à prevenção e ao combate da surdez. E, nesse dia que merece muita atenção, decidimos trazer alguns dados relevantes para o entendimento dessa condição.

Mesmo que por vezes esquecida entre a comunidade, a surdez é uma condição que acomete mais de 400 milhões de pessoas. Segundo a ONU, em 2019, 5% da população mundial apresentava algum tipo de surdez. No Brasil, o número também é alto: Um estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. De todos os pesquisados, 87% não utilizam aparelhos auditivos.


Não só portadores que nasceram com essa condição, algumas atitudes podem evoluir para uma possível surdez parcial ou a completa perda auditiva. Barulhos altos como o do trânsito, de músicas em fones de ouvido, shows musicais ou ruídos do dia a dia acima de 85dB podem ser considerados perigosos e prejudiciais para a nossa audição.


A contínua e frequente exposição a esses fatores podem causar sério problemas auditivos e, severamente, até à surdez. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados que protejam a audição e evitem a perda dela. Alguns como: 


  • Evitar ruídos por mais de 8 horas por dia;

  • Exigir o “teste da orelhinha” nos bebês recém-nascidos;

  • Praticar atividade física regularmente;

  • Consumir frutas e legumes ricos em potássio como: tomate, laranja, abacaxi, batata, melancia;

  • Usar fones de ouvido em volume médio-baixo, menores que 80 decibéis;

  • Fazer avaliação auditiva uma vez ao ano com um otorrinolaringologista.


Aos jovens, o cuidado é igual e maior. Segundo o CENSO de 2010, mais de 1 milhão de jovens até 19 anos apresentava surdez em grau severo.


A quem apresenta algum sinal de surdez, procure um otorrinolaringologista de confiança para que sejam tomadas medidas que amenizem os sintomas.


Comentários