Tratamento da surdez


A surdez é caracteriza pela perda total ou significativa da audição. Muito associada somente a idosos e a pessoas que nasceram portadores dessa condição, a surdez também pode ocorrer com pessoas adultas e crianças decorrente de alguma situação vivida, sejam acidentes de trânsito, perfurações do tímpano e outras complicações, entre outras.
Quando se fala em surdez e os seus devidos tratamentos, é comum imaginar somente aparelhos auditivos. Todavia, não é somente essa tecnologia que é usada para recuperar a audição de pessoas que portam essa condição.  Para entender melhor como se pode tratar a surdez, é importante compreender as diferenças entre os tipos de surdez que podem ocorrer. São eles:
Surdez neurossensorial: é o tipo de surdez que se caracteriza por lesões nas células sensoriais que levam estímulo recebidos na cóclea até o cérebro;
Surdez por condução: é o tipo de surdez que ocorre porque existe algo bloqueado a passagem de dom da orelha externa para a orelha interna.
Surdez central: também conhecida como presbiacusia, é o tipo de surdez que ocorre pelo desgaste do ouvido e dos canais auditivos.
Sobre o tratamento de cada tipo de surdez, são eles:
Surdez Neurossensorial: Não podendo melhorar 100% de acordo com a gravidade, essa surdez pode ocorrer geralmente na velhice, mas também com algumas causas frequentes, como causas congênitas, diabetes e hipertensão. No tratamento, podem ser utilizados aparelhos auditivos que podem melhorar a qualidade de vida auditiva, mas também pode ocorrer implante coclear, já que são comuns lesões na cóclea nesse tipo de surdez.
Surdez por condução: Essa surdez é comum e pode decorrer de causas como: excesso de cera no ouvido, perfurações do tímpano, infecções no ouvido, catarro no ouvido, entre outros. O tratamento pode ser feito por cirurgia e ou medicamentos, podendo ser revertido a condição de surdez em alguns casos.
Surdez Central: A surdez central, também conhecida como presbiacusia, ocorre pelo envelhecimento dos canais auditivos. Na maioria dos casos, o único tratamento indicado para presbiacusia é a utilização de aparelhos auditivos, que podem melhorar a qualidade de vida do paciente, mas não restabelecer completamente a faculdade de ouvir.
Para definir qual o tipo de surdez e se existe um tratamento viável, é imprescindível a consulta com um médico otorrinolaringologista.

Comentários