Labirinto: Relação corporal e cérebro


Dividida em três partes, a orelha é composta por: orelha interna, orelha média e orelha externa. Na orelha interna, encontra-se o sáculo, o utrículo e o os canais semicirculares, formadores do aparelho vestibular, muito conhecido por labirinto. Essas duas terminações, sáculo e o utrículo, se movem conforme o movimento do corpo e, por isso, estimulam células sensoriais que mandam informações ao cérebro. Por ser a estrutura responsável por alertar o cérebro sobre a direção dos movimentos, quando ocorre a inflamação do labirinto, é comum as pessoas sentirem tontura.
O labirinto é ligado à audição pela orelha interna, e é responsável pelo equilíbrio e percepção de posição do corpo. Muito mais conhecido pela labirintite e não pela sua função, o labirinto, quando ocorre algum tipo de doença pode gerar:
Tontura;
Vertigem;
Náuseas;
Distúrbio do equilíbrio.
Apesar de parecerem simples, esses sintomas podem atrapalhar e muito a vida dos indivíduos que possuem alguma doença relacionada ao labirinto, no sistema vestibular. Ficar em lugares altos, surfar em pranchas na praia, se movimentar bruscamente como levantar rápido demais, entre outras situações podem ser muito dificultosas para pessoas que são portadoras dessa condição.
Para evitar essas situações inconvenientes, é importante o acompanhamento com um otorrinolaringologista especializado de confiança para que sejam tratados os sintomas da forma correta, e que se possa, dessa forma, ter uma boa qualidade de vida.

Comentários