Sensação de ouvido tampado


Muito comum ao descer serras, a sensação de ouvido tampado pode afetar muita gente. Em domingos que passeamos com a família, é comum algumas pessoas levarem consigo chicletes para mascar na hora de descer morros em que a pressão muda. Geralmente desprezamos conselhos de avós porque achamos-as muito antiquadas. Entretanto, é comum elas avisarem sobre uma manobra que clinicamente é chamada de manobra de Valsalva, na qual consiste em apertar o nariz, fechar a boca e “assoprar”, de modo a se fazer pressão nos ouvidos. Desse modo, destampando e aliviando a pressão.
Não só em viagens e em atividades na água, o ouvido pode também ficar abafado em outras situações. Uma das causas mais comuns para o ouvido tampado é o excesso de cera. Por hereditariedade, uso desenfreado do cotonete e outros fatores podem acarretar em um acúmulo maior de cera. Em alguns casos, a labirintite, que é uma doença que afeta o equilíbrio pela inflamação do labirinto, também pode ocorrer casos de sensação de ouvido tampado. Não só pelo ouvido, essa sensação também pode ocorrer em decorrência de problemas odontológicos, como o bruxismo, que pelo ranger afeta também o aparelho auditivo.
As causas que acarretam nessa situação são muitas e variadas. Podendo também ocorrer por doenças graves. Por isso, sempre que sentir o seu ouvido tampado, verifique se após a utilização da manobra de Valsalva  a pressão melhora, averigue também a periodicidade das ocorrências, se são ocasionais ou não. Caso seja recorrente e haja dificuldades para melhorar esse sintoma, procure imediatamente um otorrinolaringologista para que sejam feitos os devidos tratamentos.

Comentários