Como funciona a audição


Assim como quando decidimos arrumar a casa, precisamos saber em que lugar fica o que; para podermos ter um melhor cuidado com os nossos canais auditivos e permanecer com uma boa qualidade na faculdade de ouvir, precisamos ter um conhecimento mínimo necessário para que sejam feitas as devidas precauções quanto a saúde do ouvido.
A capacidade de ouvir está inerente a nós. Com ela podemos nos proteger de perigos iminentes, nos comunicar e também aprender a falar. Sendo um dos cinco sentidos presentes no corpo humano, é extremamente necessário o seu entendimento para um melhor cuidado com a sua audição.
A orelha é dividida em três partes: Ouvido interno, médio e externo. Em cada um deles existem pequenos vasos, ossinhos e microssistemas que fazem parte do nosso canal auditivo, e sem eles, a nossa audição pode ser comprometida. Quando ouvimos um som, ele é captado primeiro pela orelha, e segue em direção ao tímpano, que é uma membrana auditiva. Depois da vibração que essa membrana faz ao captar o som, um pequeno osso chamado estribo vai também vibrar e direcionar o som ao líquido coclear.
Depois de um grande processo, o som chega às células sensoriais, que enviam informação ao córtex cerebral, e aí e somente aí será entendido pelo cérebro a mensagem que foi passada através daquele som.
No processo de ouvir, se vê que não é apenas o ouvido que se envolve. Desse modo, para cuidar e proteger a sua audição, não são somente cuidados como evitar cotonetes que podem garantir uma boa qualidade auditiva. Uma alimentação saudável que evite diabetes, hipertensão e outros problemas é um item importante para se preocupar. Praticar exercícios regularmente, evitar sons altos excessivos e outras situações também pode acarretar em um melhor funcionamento longevo auditivo.

Comentários