Perfuração Timpânica
Já parou para pensar o que ocorre quando acontece uma perfuração da membrana timpânica? O tímpano é responsável pela passagem da vibração de sons captados no ouvido externo para ossículos chamados de martelo, bigorna e estribo no ouvido médio. Ou seja, a membrana timpânica separa o ouvido externo do ouvido médio.
Esse termo popularmente conhecido, mesmo sem saber de fato a sua função, é muito utilizado para designar sons ruins ou muito altos, os quais irão “Perfurar o meu Tímpano”, segundo algumas pessoas. O sangramento, a dor excessiva súbita, o zumbido e a perda auditiva podem ser alguns dos sintomas que ocorrem após a perfuração desta membrana.
Além disso,vale ressaltar também que nas perfurações timpânicas, caso a pessoa venha sentir vertigens, é sinal de que a perfuração foi até o ouvido interno, onde se encontra a cóclea e o sistema vestibular, que é responsável por manter o corpo em equilíbrio. Por isso, caso a pessoa sinta vertigens, é possível dizer que o labirinto (sistema vestibular) foi afetado, já que o desequilíbrio gera esse sintoma.
Mesmo muito dolorosa e perigosa, geralmente a perfuração timpânica não necessita de cirurgia. Nunca deixando de ir o médico, deve-se tomar, quando prescrito, antibióticos que tratem possíveis infecções. Além disso, no tratamento também é indicado manter as orelhas secas para que seja feita a devida cicatrização.
Caso tenha algum indício de que foi perfurada a sua membrana timpânica, procure imediatamente um médico e faça corretamente o tratamento para que não ocorra complicações e sequelas de perda auditiva. É sempre importante o acompanhamento com um especialista.
Comentários
Postar um comentário