Dia Nacional de Conscientização de Misofonia - 12 de Novembro

Misofonia: entenda o que é a condição que causa aversão a sons - Minha  Saúde - iG


Em continuação do dia 10, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, dia 11, Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido, no dia 12 se celebra o Dia Nacional de Conscientização de Misofonia.


Pouco conhecida, a Misofonia, palavra do grego que significa “aversão ao som” é uma síndrome auditiva que acomete pessoas de diferentes idades, mas em sua maioria na infância tardia. Pessoas que são portadoras dessa condição, têm uma aversão extrema a sons específicos e repetitivos independente do volume. A misofonia associa o problema de atenção com pequenos barulinhos, que por vezes confundido com um simples incômodo. Nela, as pessoas sentem muito além de incômodo: a condição impede-as de realizar atividades simples do cotidiano quando se deparam com esses barulhos,de modo que após o contato com esses sons, as pessoas tendem a sentir fortes emoções. geralmente associadas à raiva extrema. É constante a essas pessoas nessas situações o sentimento de desespero e muita dificuldade em se concentrar. É como se algo fora do seu controle chamasse a sua atenção a ponto de você não conseguir fazer nada além de se concentrar no som.


Esse barulinhos e sons perturbadores podem vir de situações comuns como o ato de mastigar, mexer as pernas, bater colheres, cliques da caneta, do teclado… Sons mesmo que em baixo volume trazem tanto desconforto a essas pessoas, quanto se estivessem em volume alto.

 

Essa síndrome, apesar de desde 2006 estar na campanha do Novembro Laranja ainda é pouco conhecida pelo seu difícil diagnóstico que é por vezes confundido com outras condições. Pela explanação dos sintomas alheios, se pode mesclar os da Misofonia com simples irritações comuns do dia a dia, com o toque, por exemplo. 


Apesar de não ter cura, é imensurável a importância de um acompanhamento com otorrinolaringologista para pessoas portadoras dessa condição, de modo que com algumas técnicas pode ser amenizado os sintomas principais que perturbam os pacientes diariamente. 


Comentários